Página inicial

Apresentação

Objetivos

Grupos de Trabalho

Programação

Inscrições

2ª Via do Boleto

Envio de trabalhos

Local do Evento

Hotéis e Restaurantes

Como chegar a Lorena

História de Lorena

Histórico do UNISAL

Comitê Organizador

Comissão Científica

Eventos Anteriores

Fale conosco





    LORENA: História, Economia e Educação

A cidade de Lorena possui 83.296 habitantes, segundo dados do IBGE de 2007. Está localizada no leste do Estado de São Paulo, na região do Vale do Paraíba. A região é cercada pela Serra da Mantiqueira e pela Serra do Mar e cortada pelo Rio Paraíba do Sul. Pela Serra da Mantiqueira, via rodovia BR 459 é possível acessar o sul de Minas Gerais. Através da Rodovia Presidente Dutra chega-se ao Estado do Rio de Janeiro. A cidade do Rio de Janeiro está a 244 Km e a cidade de São Paulo a 180 Km.

Lorena foi fundada em 24 de abril de 1856. O nome é uma homenagem a Bernardo José Lorena, governador de São Paulo na época de fundação da cidade. Em meados do século XIX a cidade atingiu seu apogeu com a comercialização do café. A crise dos negócios do café no final do século XIX afetou a economia. A partir da década de 1920 as fazendas de café começaram a ser transformadas em fazendas de gado.

Ao longo do século XX, a economia de Lorena girava em torno do setor de serviços e das indústrias.

Hoje, Lorena se destaca por estar estrategicamente localizada entre os principais centros consumidores do país (São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte) e por contar com a infraestrutura necessária para o suprimento de importantes matérias-primas, bem como para o escoamento de produtos para o exterior.

Na educação superior, além do Centro UNISAL – componente das Instituições Universitárias Salesianas que estão em mais de 20 países e que em Lorena apresenta o Curso de Direito reputado como um dos cinco melhores do Estado de São Paulo - a cidade possui um campus da USP, Universidade de São Paulo, onde está a Escola de Engenharia de Lorena (EEL), antiga Faenquil, uma instituição de âmbito nacional com qualidade no ensino e no ramo das pesquisas nas áreas correlatas a Engenharia Química e suas vertentes; foi a pioneira no Pró-Álcool. A cidade conta também com outra instituição de renome no ensino superior, a FATEA, Faculdades Integradas Teresa D’ Ávila. A cidade conta com mais de 6.000 (cinco mil) alunos na graduação levando-se em consideração o somatório das três escolas superiores, o que a torna um polo de ensino superior na região.

No ensino médio conta com uma série de Escolas Técnicas estaduais e privadas abrangendo diversas áreas, com destaque para o Colégio Técnico com ênfase em química (COTEL), mantido dentro das instalações da USP.





PÁGINA INICIAL   |   FALE CONOSCO
(12) 3159-2033   Lorena - SP
E-mail's: contato@eventosunisal.com.br / suporte@eventosunisal.com.br
WBComp Criação e Otimização de Sites