Página inicial

Apresentação

Objetivos

Grupos de Trabalho

Programação

Inscrições

2ª Via do Boleto

Envio de trabalhos

Local do Evento

Hotéis e Restaurantes

Como chegar a Lorena

História de Lorena

Histórico do UNISAL

Comitê Organizador

Comissão Científica

Eventos Anteriores

Fale conosco





    APRESENTAÇÃO

III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE DIREITO (III SEMIDI)

Tema: "DIREITOS HUMANOS E DEMOCRACIA"

É com grande contentamento que apresentamos o III SEMIDI - Seminário Internacional de Direito promovido pelo Programa de Mestrado em Direito do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL).

O evento acontecerá nos dias 21, 22 e 23 de agosto de 2014, no UNISAL, Unidade de Lorena, e promoverá estudos e debates sobre Direitos Humanos e Democracia, divulgará a importância e a atualidade dos Direitos Humanos e dos Direitos Fundamentais - inseridos em ampla e contemporânea proposta educativa -, e trará aos debates temas relevantes, como: a) a efetividade da Lei Maria da Penha; b) a igualdade de gênero; c) a função do Direito Penal na efetivação dos Direitos Humanos; d) a Democracia e Minorias; e) a efetivação do Estado Democrático brasileiro pelos direitos sociais; f) o Meio ambiente e o Desenvolvimento Sustentável no contexto dos Direitos Humanos e Fundamentais.

Importante lembrar as honrosas presenças já confirmadas na participação do Seminário Internacional, entre as quais, o nosso Magnífico Reitor do UNISAL, Doutor Ronaldo Zacharias; os caríssimos Professores Doutores: Fábio Garcia dos Reis, Diretor de Operações do UNISAL; Romane Fortes Bernardo , Pró-Reitora de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação do UNISAL; Regina V. Del Rio Jantke, Pró-Reitora de Extensão, Ação Comunitária e Pastoral do UNISAL; Grasiele Augusta Ferreira Nascimento, Coordenadora do Programa de Mestrado em Direito do UNISAL, Patrícia Nunes Lima Bianchi, Coordenadora do Curso de Direito do UNISAL.

Os palestrantes Salesianos e os de outras Instituições que já confirmaram suas nobres presenças, são os caríssimos Professores Doutores: Alexis Couto de Brito (MACKENZIE/IBCCRIM- Brasil); Daisy Rafaela da Silva (UNISAL/SP/Brasil); Damián Rodrigo Pizarro (UBA/Argentina); Gonçalo Nicolau Cerqueira Sopas de Mello Bandeira (Escola Superior de Gestão/I.P.C.A. e Escola de Direito da Universidade do Minho-Portugal); Ivan Martins Motta (UNIFIEO/IBCCRIM-Brasil); Jaime Meira do Nascimento Júnior (UNISAL/SP/Brasil); José Rubens Morato Leite (UFSC-Brasil); Margareth Anne Leister (UNIFIEO-Brasil); Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha (Vice-Presidente do Superior Tribunal Militar/STM); Noé López Zúñiga (Universidad Autónoma de Baja California-México); Raúl Fernando Núñes Marín (Pontifícia Universidad Javeriana de Cali/Colômbia); Regina Vera Villas Bôas (UNISAL/SP/Brasil); Valéria Diez Scarance Fernandes (USP/SP/Brasil); Vladmir Oliveira da Silveira (UNINOVE-Brasil).

A nossa participação no “III SEMIDI – Direitos Humanos e Democracia” é muito importante e propiciará, certamente, integração educacional ampla, ao receber convidados de variados países e aproximar as culturas dessas nações participantes, cada qual divulgando suas filosofias, carências, potências, sucessos e retrocessos, vividos a partir das conquistas dos Direitos Humanos.

Nós, Salesianos, temos mais uma vez, a alegria e oportunidade de divulgar a filosofia de nossa Instituição - base e fundamento dos nossos ensinamentos e aprendizados – revelando as magníficas lições de Dom Bosco, conhecidas como modelo a ser seguido por todos os homens, destacando-se a vocação especial Salesiana de educar a juventude.

Nesse sentido, o Programa de Mestrado em Direito, que tem como área de concentração a “Concretização dos Direitos Sociais, Difusos e Coletivos”, promove e participa do presente “evento” alicerçado nos ensinamentos de Dom Bosco, buscando divulgar e praticar, sobretudo, o respeito à criatura humana, propiciando estudos e debates sobre as realidades que envolvem os direitos individuais, sociais, difusos e coletivos (nacionais e internacionais), os quais abarcam necessidades, interesses e direitos: da criança, do jovem (pastoreado por Dom Bosco), do adolescente, do idoso, das minorias, do meio ambiente sadio e da família, entre outras situações especiais e demais criaturas divinas.

Desejamos que o III SEMIDI integre as nações presentes e os seus participantes, promovendo, em cada um, conhecimento transformador de suas realidades - humanas ou não -, de maneira a despertar no homem contemporâneo a necessidade de existir a partir de uma vida digna, que exige, também, a concretização da dignidade de seu semelhante, razão pela qual a fraternidade e solidariedade devem ser efetivadas, sempre, em prol da magnitude da vida (digna).

Por derradeiro, informamos que os artigos científicos podem ser inscritos até o dia 23 de maio de 2014 nos seguintes Grupos de Trabalho: GT 1. Direitos Humanos e Sociedade Contemporânea; GT 2. Democracia ética e efetivação dos direitos; GT 3. Direitos Humanos e Minorias; GT 4. Direitos Humanos e Bioética; GT 5. Direitos Humanos e Meio Ambiente.

Ficaremos imensamente felizes com a confirmação da participação de todos vocês.

III SEMIDI – Direitos Humanos e Democracia.
(Comissão Organizadora)




PÁGINA INICIAL   |   FALE CONOSCO
(12) 3159-2033   Lorena - SP
E-mail's: contato@eventosunisal.com.br / suporte@eventosunisal.com.br
WBComp Criação e Otimização de Sites